segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Capitalismo

CAPITALISMO

É um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, e pela existência de mercados livres e de trabalho
assalariado.
Sistema político econômico que surgiu na Europa nos séculos XI e XV.
Antes = Feudalismo = Ordem social, política e econômica da Idade Média onde a autoridade era exercida pelos nobres.
No capitalismo existem duas classes sociais = a burguesia e o proletariado;
A Burguesia = São os donos dos meios de produção, ou seja os donos das fábricas, das máquinas.
O Proletariado = São os empregados, os trabalhadores, são aqueles que vendem a sua força de trabalho;
Fases do capitalismo - comercial, industrial, financeiro, tecnológico.
Capitalsimo Comercial:
Fase marcada pela expansão marítima - Grandes navegações - século XV;
As colônias consumiam os produtos das metrópoles;
O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao XVIII possibilitaram a acumulação de capitais pela burguesia, daí o nome capitalismo comercial;
Capitalismo Industrial:
Época em que os lucros (acumulo de capitais) começaram a vir das indústrias;
Capitalismo Financeiro:
Fase da criação dos bancos, onde são realizadas grandes operações de créditos, empréstimos, investimentos, compra de empresas, etc.
Características do Capitalismo:
1 - Propriedade privada dos meios de produção: as empresas, fábricas pertencem a uma pessoa ou a um grupo de pessoas;
2 - Economia de Mercado: São as empresas que decidem onde, quando, como vão produzir, estabelecendo o preço dos produtos.
3 - Lei da oferta e da procura: Os preços das mercadorias variam de acordo com a sua procura. Exemplo se há grande quantidade de leite o preço tende a cair; se a produção é pequena, o preço tende a subir;
4- Concorrência: Mais de uma empresa produzindo o mesmo produto, para que o consumidor possa escolher;
5 - Trabalho assalariado: O trabalhador recebe um salário por seu trabalho;
6 - Lucro: Corresponde ao excedente recebido pelo dono da empresa ao vender sua mercadoria. Exemplo: Para produção de um determinado produto o dono da empresa gasta 1,00, vende o mesmo ao comerciante por 2,50. Sendo assim seu lucro por unidade do produto vendido é de 1,50.

Um comentário:

  1. eu sou serenity autumn, atualmente morando em texas city, eua. Sou viúva no momento, tenho quatro filhos e estava em uma situação financeira presa em maio de 2019 e precisava refinanciar e pagar minhas contas. Tentei buscar empréstimos em várias firmas de empréstimos, tanto privadas quanto corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. mas, como Deus queria, fui apresentada a uma mulher de Deus, um credor privado que me deu um empréstimo de US $ 850.000,00 e hoje sou dono de uma empresa e meus filhos estão bem no momento, se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência para obter um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, sem co-signatário com apenas 2 taxas de juros e melhores planos e cronograma de reembolso, entre em contato com o Sr. Pedro no e-mail pedroloanss@gmail.com ele não sabe que estou fazendo isso, mas eu Estou muito feliz agora e decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ele e também quero que Deus o abençoe mais.

    ResponderExcluir