terça-feira, 26 de julho de 2011

CONCEITOS IMPORTANTES EM GEOGRAFIA

Estado é a forma como a sociedade ser organiza politicamente. É o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado as instituições políticas e administrativas – poder legislativo, executivo e judiciário.
O Estado soberano é aquele que não tem de reconhecer nenhum poder superior a ele.
Quando ela ocupa um território e se organiza politicamente denomina-se Estado Nação. Na sociedade contemporânea o E Estado-nação é a forma mais difundida de organização da sociedade.
O termo Nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns como língua e religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por fronteiras políticas, que podem ser naturais como um rio por exemplo, ou artificiais.
O território de um país é formado pelo solo continental, insular, o subsolo, o espaço aéreo e o marítimo.
O país pode ser definido como território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político administrativa, em geral habitado por uma comunidade com história própria. Todo país é um Estado constituído, que exerce soberania perante outro país e uma Constituição.
A Constituição é a Lei Maior que rege a vida de um país.

REGIONALIZAÇÃO

Regionalizar significa separar, dividir adotando alguns critérios pré-estabelecidos.
As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, humanos, sociais, entre outros; abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna, o índice de desenvolvimento humano, a população, o nível de desenvolvimento, etc.
Podemos regionalizar de várias maneiras: Grupo dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos; Grupo dos países capitalistas e ex-socialistas; Grupo dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo, etc.
No período pós segunda guerra mundial a regionalização mais conhecida que tivemos foi a do grupo dos países capitalistas e grupo dos países socialistas;
Esse período de grandes transformações geopolíticas no pós Segunda Guerra Mundial ficou conhecido como Guerra Fria; O mundo foi marcado pela bipolarização entre Estados Unidos (capitalista) e URSS (socialista); Ambos buscavam ampliar as suas áreas de influencia no mundo;
Em 1947 os EUA lançaram as bases da Doutrina Truman ( objetivo principal - contenção do socialismo) e o Plano Marshall (para consolidação das economias capitalistas da Europa Ocidental, além de frear a influencia comunista e recuperar mercados para os produtos e capitais norte-americanos)
A Guerra Fria dividiu o mundo em blocos geopolíticos e ideológicos rivais: o Bloco ocidental dos países capitalistas, alinhados aos Estados Unidos e o Bloco oriental, os socialistas ou de economia planificada alinhados a URSS. Esse era o conflito LESTE x OESTE;